Gestão e Governança - ESG - Bem Brasil

Gestão e Governança

Gestão e Governança Corporativa da Bem Brasil

Gestão profissional

Nossa gestão é sustentada pela tríade "Pessoas-Processos-Compliance" e baseada em políticas, matriz de riscos e programa de integridade. Para fortalecer a governança corporativa, contamos com um Conselho de Administração, que monitora o cumprimento do planejamento estratégico e diretrizes da companhia, além de comitês de ética e de ESG.

Veja nossas principais políticas de gestão:

  • Auditoria Interna
  • Comercial
  • Segurança de Alimentos
  • Marketing
  • Relações Humanas
  • Ambiental

Conselho de administração, composição acionária e diretoria

Estrutura de governança

Nossa gestão executiva é composta pelo CEO e por três diretorias: administrativo-financeira, comercial e de operações. Há o Conselho de Administração (CA), com cinco membros - os fundadores e acionistas - e conselheiros independentes. O Conselho de Administração monitora o cumprimento do planejamento estratégico, de nossas políticas, da matriz de riscos e do Programa de Integridade e Conformidade.


Composição acionária

  • João Emílio Rocheto (Acionista)
  • Celso Carlos Rocheto (Acionista)
  • José Paulo Rocheto (Acionista)
Participação Governança

Conselho Administrativo

  • João Emílio Rocheto (Presidente do Conselho)
  • Celso Carlos Rocheto (Membro)
  • José Paulo Rocheto (Membro)
  • Sérgio Carvalho (Membro independente)
  • Paulo Emílio Lima Carreiro (Membro independente)

Diretoria Executiva e considerando apenas o formato de organograma

  • Dênio Oliveira (Presidente)
  • Célio Zero (Diretor de operações)
  • Klinger Vidal (Diretor Adm. Financeiro/Administrativo)
  • João Ricardo Coleoni (Diretor comercial)

Dênio Oliveira CEO

João Ricardo Coleoni Diretor Comercial

Klinger Vidal Diretor Adm. Financeiro/Administrativo

Célio Zero Diretor de Operações

Programa de Integridade

Nosso Programa de Integridade é uma ferramenta que visa disseminar comportamentos éticos e íntegros entre colaboradores e todos aqueles que se relacionam direta ou indiretamente conosco.

Com ele, é possível, a partir de princípios claros, prevenir, detectar e responder de forma justa a desvios de conduta praticados dentro e fora da organização. Há também a promoção de ações voltadas para a segurança, credibilidade e melhoria contínua dos nossos processos e práticas.

Gestão de riscos

Um dos esforços na revisão de governança corporativa é a atualização da matriz de riscos. Todas as nossas áreas estão envolvidas na identificação de situações que devem estar no radar e que são tratadas de acordo com seus níveis de criticidade.

Selo Mais Integridade

Por dois anos seguidos, 2021 e 2022, fomos reconhecidos como a empresa brasileira que possui as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, recebendo o Selo Mais Integridade.

Entre elas, destacam-se uma gestão comprometida com pessoas e com o meio ambiente e iniciativas que colocam a sustentabilidade em foco em todas as etapas do processo produtivo. O principal exemplo é o Programa de Economia Circular, que busca transformar e renovar a cultura de linearidade, agregando valor a produtos antes descartados, na prática de ciclos consistentes e sustentáveis. Não menos importantes, reuso da água, gestão de resíduos, fertirrigação (fertilização feita via irrigação) e compostagem também são medidas adotadas em nosso dia a dia.

Criado em 2018, o Selo de Integridade do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), conhecido como Selo Mais Integridade, tem como objetivo disseminar, reconhecer e premiar práticas de integridade de empresas do agronegócio sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e empenho para reduzir práticas de fraude, suborno e corrupção.

Movimento Transparência 100%

Somos, oficialmente, por meio da Rede Brasil, uma das empresas comprometidas com o Movimento Transparência 100%, uma iniciativa do Pacto Global da ONU.

Esta é a primeira iniciativa de incentivo à transparência corporativa, que tem como objetivo encorajar e capacitar empresas a irem além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque no país. Isso colabora para torná-las mais resilientes e um exemplo às demais organizações atuantes no Brasil.

Políticas de Compliance

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever a metodologia, os princípios e as diretrizes aplicadas ao processo de controle e gerenciamento dos riscos e oportunidades identificadas pela Organização, possibilitando que a Administração tenha uma visão sistemática de quaisquer ações, processos ou demais variáveis que possam impactar no negócio (positiva ou negativamente). Além disso, adotamos práticas que garantam a integridade dos Sistemas de Gestão SGSA e SOGI.

PRINCÍPIOS

Agregar valor e proteger o ambiente corporativo;

Subsidiar a tomada de decisão de forma segura e confiável;

Considerar fatores humanos, questões internas e externas e a necessidade das partes interessadas durante o processo de avaliação dos riscos;

Ser transparente e conclusiva;

Defender a segurança e a melhoria contínua dos processos e controles internos; e

Estabelecer estratégias voltadas para a mitigação de riscos e prevenção de efeitos indesejáveis, bem como possibilitar que as oportunidades sejam aproveitadas.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever as diretrizes, práticas e padrões comportamentais adotados pelos colaboradores da Bem Brasil Alimentos, objetivando garantir o cumprimento da Lei n°12.846/2013 - Anticorrupção.

PRINCÍPIOS

Inibir práticas ilícitas ou atos de corrupção mediante a relação com entidades públicas, empresas ou pessoas que se relacionam com a Bem Brasil Alimentos;

Garantir segurança, confiabilidade e transparência a todos os procedimentos adotados pela empresa; e

Zelar pela imagem da organização.

DIRETRIZES

A Bem Brasil entende como corrupção no âmbito interno, o abuso de poder por parte de colaboradores para obter benefícios pessoais ou vantagens indevidas. Esse comportamento pode manifestar-se de várias formas, como atos ilícitos, suborno, peculato, tráfico de influências, nepotismo, lavagem de dinheiro, entre outros.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo estabelecer os princípios e as diretrizes adotadas pela Bem Brasil Alimentos no que se refere à construção e definição de procedimentos, bem como a adoção de práticas que garantam o monitoramento permanente das transações financeiras realizadas pela organização, objetivando identificar e, principalmente, mitigar quaisquer riscos relacionados à lavagem de dinheiro.

PRINCÍPIOS

Adotar procedimentos, bem como estabelecer quais padrões de comportamento são esperados dos colaboradores a fim de impedir a adoção de práticas que tenham como finalidade dissimular ou esconder a origem de ativos financeiros ou bens patrimoniais adquiridos de forma ilícita (lavagem de dinheiro);

Adotar práticas e controles voltados para o monitoramento efetivo, bem como parametrização de regras de aprovação conforme as alçadas estabelecidas pela organização no que se refere às suas transações financeiras;

Estabelecer rotinas de verificação a fim de avaliar a segurança e confiabilidade das informações e transações financeiras, objetivando identificar quaisquer desvios e, principalmente, mitigar potenciais riscos;

Garantir fidedignidade a todos os processos e documentos que dão suporte às transações financeiras; e

Adotar procedimento de monitoramento, registro e avaliação no que se refere às práticas adotadas por clientes, fornecedores e prestadores de serviços, de forma a permitir a identificação e mitigação de potenciais riscos decorrentes da lavagem de dinheiro.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes que possibilitem aos colaboradores e prestadores de serviço da Bem Brasil Alimentos identificarem quais padrões comportamentais são exigidos pela empresa no que se refere à garantia da segurança da informação em conformidade com o Código de Ética e Conduta e a Lei Geral de Proteção de Dados.

PRINCÍPIOS

Integridade: a informação deve ser mantida em seu estado original, visando protegê-la, na guarda ou transmissão, contra alterações indevidas, intencionais ou acidentais.

Confidencialidade: o acesso à informação deve ser obtido somente por pessoas autorizadas.

Disponibilidade: somente usuários autorizados podem obter acesso à informação e aos ativos correspondentes.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever as diretrizes e critérios relacionados ao processo de comunicação da Bem Brasil, estabelecendo também quais canais serão utilizados conforme o público-alvo, contribuindo para o cumprimento da missão institucional da empresa. Este documento é um instrumento orientador e normativo concebido para sistematizar as ações de comunicação da Companhia, maximizando seu desempenho e pressupondo a criação e manutenção de fluxos de comunicação que facilitem a interação entre a Bem Brasil e seus públicos interno e externo.

PRINCÍPIOS

Integridade: garantir a veracidade e a credibilidade de todas as informações divulgadas;

Transparência: repassar todas as informações relevantes aos públicos, de forma clara e verdadeira;

Agilidade: comunicar todas as informações em tempo adequado;

Simplicidade: primar pelo jeito simples de se comunicar, adequando-se a todos os públicos;

Comunicação dinâmica e educativa: manter uma comunicação dinâmica e educativa com os públicos, alinhando-a aos objetivos estratégicos do negócio;

Disseminação da cultura: promover a integração e a comunicação entre as áreas, de modo a disseminar a cultura da Bem Brasil, bem como ideologia, normas e procedimentos;

Garantir que na esfera institucional o usuário mereça atenção, pois ele contribui decisivamente para a consolidação de sua imagem; e

Melhoria contínua: identificar e tratar as necessidades de comunicação de forma contínua.

DIRETRIZES

Na Bem Brasil, o processo de comunicação é dividido em dois tipos, sendo: Comunicação Interna e Comunicação Externa. Conforme definido pela Administração da companhia, tais processos são conduzidos por áreas diferentes, tendo em vista as diferenças do público-alvo.

As ações de Comunicação Interna estão sob a responsabilidade da área de Recursos Humanos e seu objetivo é atingir o público interno da companhia (colaboradores, estagiários, menores aprendizes, visitantes e prestadores de serviços que tenham acesso aos espaços físicos de uma das diversas unidades da Bem Brasil). Já as ações de Comunicação Externa são conduzidas pela área de Marketing, tendo em vista que o foco está voltado para clientes, fornecedores, stakeholders, sociedade e demais parceiros de negócios.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever as diretrizes e os critérios mínimos que devem ser observados durante os processos de seleção e contratação de terceiros. Além disso, visa estabelecer quais práticas devem ser adotadas para garantir o monitoramento e a gestão efetiva dos serviços prestados e seus respectivos contratos.

PRINCÍPIOS

Zelar pela imagem da organização.

Inibir práticas ilícitas ou atos de corrupção mediante a relação com prestadores de serviços e demais terceiros que se relacionam com a Bem Brasil Alimentos.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever as diretrizes e os critérios mínimos que devem ser observados durante o processo de distribuição de Dividendos e/ou Juros sobre o Capital Próprio da Bem Brasil Alimentos, em conformidade ou complemento da Lei das S.A.

PRINCÍPIOS

Distribuir lucro aos Acionistas na proporção das suas participações no capital da companhia;

Pagamento individualizado de Juros sobre Capital Próprio, calculados sobre as contas do patrimônio líquido e na proporção das suas participações no capital da companhia;

Zelar pelos direitos e interesses dos acionistas da companhia.

OBJETIVO

Este documento tem por objetivo estabelecer quais critérios deverão ser utilizados nos processos de análise e condução das ações propostas pelo Voluntariado da Bem Brasil, além de descrever quais são as etapas e os responsáveis pela escolha, controle, realização e monitoramento de tais ações.

PRINCÍPIOS

O êxito do Programa, em grande parte, é garantido pela clara definição dos princípios que o regem, bem como pelo comprometimento de cada colaborador em cumpri-los. Os referidos princípios são:

  • Pessoas como base do desenvolvimento sustentável das comunidades;
  • Transferência de conhecimento como premissa da contribuição para o trabalho voluntário;
  • Solidariedade como atitude; e
  • Trabalho voluntário como exercício de cidadania.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo estabelecer as regras, diretrizes e métodos a serem seguidos pelos colaboradores da Bem Brasil Alimentos no que se refere ao pagamento de patrocínios, bem como definir o processo de doação.

PRINCÍPIOS

Inibir práticas ilícitas ou atos de corrupção/fraude mediante a relação com entidades públicas, empresas privadas ou pessoas que se relacionam com a Bem Brasil Alimentos;

Contribuir positivamente para o desenvolvimento da sociedade por meio do apoio à educação, esporte e cultura, bem como atuando contra a fome e o desperdício de alimentos e recursos em geral;

Auxiliar, no que lhe couber, no alcance dos 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU);

Garantir segurança, confiabilidade e transparência a todos os procedimentos adotados pela empresa;

Zelar pela imagem da organização.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever as diretrizes estabelecidas pela Bem Brasil Alimentos, orientando a identificação e resolução de possíveis conflitos de interesses reais, potenciais ou aparentes entre as partes relacionadas.

Esta política é complementar às disposições do Código de Ética e Conduta e das demais políticas que compõem o Programa de Integridade da Bem Brasil Alimentos.

PRINCÍPIOS

Inibir práticas em que haja conflitos de interesses;

Garantir segurança, confiabilidade e transparência a todos os procedimentos adotados pela Companhia, bem como regular os critérios de negociações praticadas;

Zelar pela imagem da organização;

Reforçar o compromisso da Bem Brasil Alimentos com seu Programa de Integridade e com as práticas voltadas ao combate de atos de corrupção, especialmente os previstos na Lei Anticorrupção - Lei nº 12.846/13.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever as diretrizes estabelecidas pela Bem Brasil Alimentos no que se refere ao recebimento e distribuição de presentes e brindes, custeio de hospitalidades, promoção de eventos corporativos e participação em eventos que sejam organizados por seus parceiros de negócios.

PRINCÍPIOS

Inibir ganhos ou vantagens pessoais indevidas, recompensas por negociações firmadas, troca de favores ou benefícios recebidos mediante a relação entre os colaboradores da Bem Brasil Alimentos e quaisquer partes relacionadas;

Garantir segurança, confiabilidade e transparência a todos os procedimentos adotados pela empresa; e

Zelar pela imagem da organização.

DIRETRIZES

Na Bem Brasil Alimentos, dar e receber brindes e presentes, bem como custear hospitalidades, quando aplicável, são práticas de cortesia relacionadas ao seu negócio e simbolizam uma atitude de gentileza e apreço, ocorrendo apropriadamente com ética e transparência.

Ao se relacionar com seus parceiros de negócios e colaboradores, é responsabilidade dos Colaboradores/Gestores da Bem Brasil comunicar-lhes sobre as diretrizes previstas nesta política, evitando situações que possam comprometer a relação.

OBJETIVO

Estabelecer quais procedimentos e protocolos devem ser adotados quando forem identificadas situações de crise ou ameaça de crise, bem como descrever o fluxo de gerenciamento, objetivando garantir que ele ocorra de forma adequada, rápida e assertiva ajudando a reduzir e/ou eliminar situações que possam impactar negativamente a integridade, imagem, lucratividade e o patrimônio da companhia. Além disso, facilitar a comunicação com os stakeholders e demais partes envolvidas, bem como definir os papéis e as responsabilidades, assegurando que as respostas ocorram de maneira coordenada.

PRINCÍPIOS

Princípios gerais de governança: transparência, responsabilidade e prestação de contas.

Prevenção: agir é melhor do que reagir.

Melhoria contínua: o gerenciamento estratégico da crise e do pós-crise permite que a organização absorva as lições aprendidas na crise e melhore seus processos, controles, governança e forma de execução de suas atividades.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo estabelecer princípios que possam nortear a Bem Brasil Alimentos, seus administradores e colaboradores na condução de transações com partes relacionadas, de forma a assegurar os interesses da Companhia, alinhada à transparência nos processos, às exigências legais e às melhores práticas de Governança corporativa.

PRINCÍPIOS

Os princípios desta política visam garantir segurança, confiabilidade e transparência a todos os procedimentos adotados pela Companhia, bem como regular os critérios de negociações praticadas, sendo eles:

  • Competitividade: os preços e as condições dos produtos ou serviços na contratação de partes relacionadas devem ser compatíveis com aqueles praticados no mercado (taxas, prazos e garantias);
  • Conformidade: os produtos e/ou serviços prestados devem estar aderentes aos termos e responsabilidades contratuais praticados pela Bem Brasil;
  • Transparência: os contratos firmados com partes relacionadas devem ser divulgados, quando solicitado, de forma íntegra, clara e objetiva;
  • Equidade: tratamento justo e equilibrado nas transações, com imparcialidade e respeito aos direitos das partes envolvidas;
  • Comutatividade: as transações com partes relacionadas consideradas válidas e legítimas são aquelas que geram um movimento de ganha-ganha para ambas as partes.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo estabelecer quais critérios deverão ser utilizados durante a análise e aprovação dos projetos de incentivo encaminhados à Bem Brasil Alimentos, além de descrever as etapas e os responsáveis pela escolha, controle e monitoramento dos projetos e ações.

PRINCÍPIOS

Apoiar e/ou incentivar projetos sérios e que tenham como principal objetivo agregar valor para a sociedade.

Zelar pela imagem da organização.

DIRETRIZES

Mediante os dispositivos legais publicados, o governo autoriza as empresas a repassarem às instituições devidamente homologadas, uma parte do IR e ICMS devido, através do incentivo a ações/projetos. Os valores que forem repassados poderão ser deduzidos, se obedecerem ao percentual previsto na legislação.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever as diretrizes observadas pela Auditoria Interna durante a condução de seus trabalhos, considerando os padrões de conduta esperados, as particularidades do negócio e o enfoque na segurança e confiabilidade das informações e, principalmente, mitigação de quaisquer riscos. Tais critérios também são contemplados, quando aplicável, por normas e procedimentos específicos, divulgados e disponíveis para toda a organização.

PRINCÍPIOS

Integridade e ética: os auditores devem ser íntegros e éticos de forma a garantir confiabilidade e confidencialidade diante de seus julgamentos e trabalhos.

Objetividade e independência: os auditores não devem ser influenciados por interesses próprios ou de terceiros na formulação de julgamentos e seus relatórios devem ser imparciais.

Confidencialidade: os auditores devem respeitar a propriedade das informações e não divulgá-las sem autorização apropriada.

Competência: os auditores devem possuir e aplicar os conhecimentos, habilidades e experiências necessárias para o desempenho da função de auditoria interna.

Devido zelo: os auditores devem assegurar que seu comportamento profissional é apropriado, evitando qualquer conduta que possa desacreditar seu trabalho.

Ceticismo profissional: capacidade do auditor para identificar e responder às condições que possam indicar possível distorção.

Julgamento, ponderação e agilidade: o auditor deve ser ágil na execução dos trabalhos e seus julgamentos devem ser prudentes, além de estar diretamente vinculados à aplicação de conhecimentos, habilidades e experiências da equipe de auditoria.

Gerenciamento de equipes e habilidades: os membros da equipe de auditoria devem possuir, coletivamente, o conhecimento, as habilidades e as competências necessárias para realizar o trabalho. Isso inclui compreensão e experiência prática acerca do tipo de auditoria que está sendo realizada, familiaridade com as normas e a legislação aplicáveis, entendimento das operações da empresa, habilidade e experiência para exercer julgamento profissional.

Os auditores devem manter sua competência profissional por meio de desenvolvimento profissional contínuo.

Documentação: a documentação de auditoria deve incluir uma estratégia e um plano. Deve registrar os procedimentos executados, a evidência obtida e apoiar a comunicação dos resultados da auditoria. A documentação deve ser suficientemente detalhada para permitir à alta direção, sem nenhum conhecimento prévio, entender a natureza, à época, o escopo e os resultados dos procedimentos executados, a evidência obtida para apoiar as conclusões e recomendações da auditoria, o raciocínio por trás de todas as questões relevantes que exigiram o exercício do julgamento profissional e as respectivas conclusões.

Comunicação: é essencial que o setor auditado seja mantido informado sobre todas as questões relacionadas ao trabalho. Esta é a chave para o desenvolvimento de uma relação de trabalho construtiva. A comunicação deve incluir a obtenção de informação relevante para a auditoria e a disponibilização oportuna de observações e achados de auditoria à administração.

Relacionamento: o auditor deve se relacionar de forma amigável e respeitosa com todos os setores, objetivando contribuir com o clima positivo da empresa.

Humildade: o auditor deve assumir suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

OBJETIVO

Estabelecer as diretrizes comerciais, orientando as decisões nas negociações de venda dos produtos da empresa, visando o equilíbrio em busca da melhor rentabilidade para os sócios e a satisfação dos parceiros e consumidores.

PRINCÍPIOS

Confiabilidade: a equipe comercial deve ter uma conduta ética e manter um comportamento de respeito e colaboração em todas as relações comerciais e com os clientes internos da empresa.

Credibilidade: a equipe comercial deve cumprir com os acordos feitos com os clientes e sempre buscar pela satisfação na qualidade de entrega dos produtos, de forma a gerar credibilidade com o cliente.

Idoneidade: a equipe comercial deve sempre partir do princípio de transparência e idoneidade junto aos clientes, passando sempre uma visão real do momento atual da empresa, englobando as melhorias e as dificuldades.

Busca de rentabilidade: na rotina de vendas, a equipe comercial deve buscar sempre pela melhor rentabilidade, sendo esse o principal foco para geração de resultado e longevidade da empresa.

Devido zelo: a equipe comercial deve assegurar que seu comportamento profissional é apropriado, evitando qualquer conduta que possa prejudicar a imagem da organização.

OBJETIVO

Estabelecer uma política de Segurança de Alimentos conforme as normas ISO 22000:2018 e FSSC 22000 (versão n°6), bem como seus objetivos, indicadores e metas.

PRINCÍPIOS

Fornecer ao mercado produtos seguros e de qualidade;

Atender ou superar as expectativas dos clientes;

Cumprir com os requisitos dos nossos clientes e com a legislação aplicável aos produtos fornecidos;

Comunicar assuntos relacionados à Qualidade e a Segurança de Alimentos por toda a cadeia produtiva;

Fortalecer a cultura de qualidade e de segurança de alimentos;

Melhorar continuamente seu sistema de Gestão da Qualidade e de Segurança de Alimentos.

OBJETIVO

Integrar colaboradores, fornecedores, comunidade, clientes e mercado ao eixo comunicacional da empresa, espelhando sua Missão, Visão e Valores, sob o lastro da verdade, que é premissa original do Marketing, como ferramenta de fomento dos negócios, com vistas à sustentabilidade do negócio e das relações com seus pares. Além de dar conformidade às ações realizadas nas frentes: Comercial, Publicidade, Recursos Humanos, Comunicação Externa, Comunicação Interna, Imagem, Mensagem de Marca e Relações com a Imprensa.

PRINCÍPIOS

  • O Marketing da Bem Brasil tem como essência traçar um direcionamento em consonância com o planejamento estratégico da empresa, visando à sustentabilidade com base nos valores da empresa e nas diretrizes desta política.
  • Os valores da Bem Brasil nos quais o Marketing se apoia são: Flexibilidade, Excelência, Ética e Caráter, Parceria, Mérito e Ousadia.
  • Os princípios da Política de Marketing, fundamentados para projetar a competência interna e para apontar caminhos de excelência a serem seguidos, são:

    1. Ter como foco a missão, a visão e os valores da Bem Brasil;
    2. Zelar pela imagem institucional da Bem Brasil, sua reputação, marcas e identidade de seus produtos;
    3. Estabelecer relações de qualidade e respeito com colaboradores, consumidores, clientes, parceiros e fornecedores, buscando ganhos para todas as partes envolvidas;
    4. Diversificar a forma de relacionamento, estimulando o diálogo e a troca de experiências entre a empresa, colaboradores, o cliente e o consumidor na busca de satisfação de todos os envolvidos;
    5. Atender às necessidades e demandas dos clientes e parceiros, buscando o desenvolvimento de produtos e serviços em linha com a sustentabilidade plena e com o planejamento estratégico da empresa;
    6. Amparar-se em pesquisas para consolidar sua propaganda e instrumentos de marketing baseados em dados concretos e confiáveis;
    7. Respeitar os espaços públicos e os direitos de privacidade e intimidade do cidadão com relação à publicidade ou promoções de marketing;
    8. Estimular ações consistentes de marketing, considerando os princípios da sustentabilidade socioambiental e salubridade e promovendo a divulgação interna e externa dessas atividades;
    9. Expandir seus mercados na identificação de novas oportunidades para seus clientes e consumidores, bem como para o crescimento da empresa;
    10. Estimular a livre concorrência, de forma saudável, e considerá-la incentivo constante à inovação e à busca da excelência em prol dos clientes e consumidores;
    11. Atuar com respeito ao meio ambiente, estimulando o uso racional dos recursos naturais, bem como considerando o uso correto dos insumos e o descarte de resíduos;
    12. Repudiar qualquer forma de constrangimento e/ou discriminação, de veiculação de informação ou de comunicação publicitária enganosa ou abusiva, e em particular que incite a violência e o preconceito.
  • Apoio social pelas leis de Incentivo

    1. A Bem Brasil busca contribuir com o desenvolvimento da sociedade brasileira, apoiando projetos que favoreçam as comunidades.
    2. Dessa forma, busca investir na educação, valorizar o esporte e a cultura nacional, bem como promover o engajamento dos colaboradores com a comunidade.
    3. Compartilhar conceitos de sustentabilidade que são intrínsecos ao negócio fazem parte da forma de pensar e agir da Bem Brasil Alimentos.
  • Os princípios e as diretrizes do investimento social.

    A Bem Brasil é uma empresa que respeita e contribui com as manifestações culturais, acreditando nas parcerias sociais como forma de exercitar seu compromisso e apoiando projetos que contribuam com a sociedade.

    1. Os princípios que norteiam os investimentos sociais da Bem Brasil são:

      • Contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde vivemos e trabalhamos;
      • Contribuir com a educação;
      • Contribuir com o esporte;
      • Fortalecer a cultura da nossa região.
    2. As áreas de atuação nas quais a Bem Brasil investe são:

      • Educação: a Bem Brasil busca iniciativas que possam contribuir para a melhoria da educação, por meio de projetos que complementem os programas escolares na comunidade de Araxá e entorno;
      • Cultura: a Bem Brasil apoia projetos culturais que promovam a valorização da cultura regional no âmbito do Triângulo Mineiro;
      • Esporte: a Bem Brasil valoriza projetos voltados para o incentivo ao esporte, principalmente quando se referem ao resgate do jovem e da criança;
      • Meio Ambiente: a Bem Brasil incentiva parcerias que promovam a educação para a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.
    3. As diretrizes e os critérios de avaliação para o apoio aos projetos são:

      • Atender às áreas de cultura, educação, esporte e/ou meio ambiente;
      • Gerar valor para a comunidade;
      • Avaliar a viabilidade do projeto;
      • Haver legalidade, histórico e capacidade de realização da instituição proponente;
      • Existir diversidade e criatividade na proposta;
      • Compatibilizar custos e benefícios;
      • No caso de projetos contemplados pelas leis de incentivo, estar aprovados pelos respectivos órgãos públicos, com apresentação da documentação específica;
      • Fornecer informações e documentos necessários ao entendimento do projeto dentro de prazo determinado.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo descrever as diretrizes e critérios relacionados aos processos conduzidos pelo setor de Relações Humanas da Bem Brasil Alimentos, tendo como principal foco a atração, o desenvolvimento e o encantamento de pessoal. Além disso, são demonstrados também quais subsistemas compõem a estrutura do setor, objetivando garantir melhores resultados na gestão de pessoas.

PRINCÍPIOS

Integridade: garantir a veracidade e a credibilidade de todos os processos e coerência entre discurso e prática;

Simplicidade: primar pelo jeito simples de se relacionar, atendendo com cordialidade a todos os públicos;

Empatia: manter uma postura de colocar-se no lugar do outro, ouvir as opiniões e criar um clima de maior compreensão e colaboração;

Disseminação da cultura: promover a integração e a comunicação entre as áreas, de modo a disseminar a cultura da Bem Brasil, bem como ideologia, normas e procedimentos;

Melhoria constante: identificar e tratar as necessidades de melhorias de práticas de gestão de pessoas de forma contínua.

Imparcialidade: atuar com imparcialidade na gestão de conflitos deixando que fatos e ações venham a justificar o posicionamento para fins de se obter um respaldo de conduta nas decisões.

Flexibilidade: estar aberto a mudanças, adequar comportamentos, mudar o que for preciso para a excelência das entregas.

Resiliência: adaptar-se e equilibrar-se para enfrentar as adversidades, ser transformado e desenvolvido por elas, conseguindo superá-las.

Gestão do conhecimento: identificar e analisar os conhecimentos disponíveis e desejáveis para o desenvolvimento da empresa e estruturar a gestão e repasse dos saberes adquiridos com a experiência na realização das atividades.

OBJETIVO

Esta política tem como objetivo estabelecer critérios e orientações da gestão ambiental por toda cadeia produtiva em consonância com os princípios da sustentabilidade, enfoque na gestão dos aspectos ambientais e na mitigação de impactos para toda a organização.

PRINCÍPIOS

  • Assumir com compromisso a proteção ao meio ambiente.
  • Atender aos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis.
  • Atuar na melhoria contínua e no desenvolvimento sustentável para aumentar o desempenho ambiental.
  • Assegurar uma gestão eficiente dos recursos naturais existentes dentro de um escopo econômico de desenvolvimento sustentável.
  • Prevenir a poluição.
  • Comunicar resultados e compromissos socioambientais assumidos pela organização.
  • Promover a Educação Ambiental.